Vamos trabalhar!

Entregue-nos o planeamento de marketing do seu negócio, e vamos crescer juntos!

Contactos

Marketing Tradicional vs. Marketing Digital

x

Afinal o que é isso do marketing tradicional e do marketing digital? Nos dias de hoje ainda é comum não conseguir diferenciar estes dois tipos de marketing, mas se formos a ver com alguma atenção acabam por se complementar um ao outro.

O marketing tradicional é a comunicação feita em canais offline e suportes como a televisão, rádio, imprensa e suportes externos, como, por exemplo, outdoors. Por outro lado, o marketing digital são as ações de comunicação e marketing feitas no contexto online. Não passa só pelo processo de venda de produtos ou serviços, mas também pela produção de significado e agregação de valor para o consumidor, recorrendo a tecnologias digitais, como as redes sociais e a internet.

As redes sociais têm um papel bastante importante e proporcionam a rapidez e a conectividade entre a marca/empresa e os seus clientes. Aqui a diferença entre o tradicional e o digital é que com o avançar das gerações, estas vão consumir de forma massificada o digital visto que são da era das redes sociais e da rapidez e responsividade das mesmas.

Algumas diferenças entre o tradicional e o digital:

 Marketing TradicionalMarketing Digital
Velocidade de ProduçãoDetermina uma série de tarefas de produção (a aprovação e o acerto da calendarização) por parte dos meios de comunicação.A própria empresa gerar, produzir e divulgar a sua comunicação nas redes sociais, em blogues e website.
InvestimentoPor norma são investimentos avantajados de forma a conseguir o impacto pretendidoEste investimento é significativamente menor. Elimina-se alguns custos de suportes físicos por outros.
Segmentação nas campanhasSegue-se por critérios de segmentação demográficos, geográficos, económicos e sociais.É possível segmentar de maneira mais pormenorizada visto ser possível aceder a padrões de consumo, gostos pessoais, interesses, e até de localização. Esta recolha de dados permite conceber anúncios adaptados aos interesses e preferências, sendo assim possível personalizar conteúdos de comunicação para diferentes públicos-alvo.
Interação com o públicoEsta interação processa-se de forma diferente, tendo muitas vezes custos associados, como acontece num callcenter.As redes sociais possibilitam uma maior interação e um rápido tempo de resposta, tornando a comunicação mais direta e imediata com o público.
Linguagem Espera-se que o cliente interaja com o anúncio, logo estabelece-se uma relação mais próxima entre a empresa e o consumidor. É comum recorrer-se a uma linguagem mais informal com uso de emojis e hashtags.
ComunicaçãoA interação entre a empresa e cliente é organizada através de uma comunicação unilateral feita por parte da empresaPermite e incentiva a comunicação a ser feita por ambas as partes, de forma bilateral e instantânea, fomentando o feedback.
AlcanceA exposição da comunicação encontra-se limitada, normalmente, a um espaço geográficoO online não conhece fronteiras pelo que “estar presente” nesta dimensão possibilita que a marca seja exposta a diferentes mercados.
ResultadosA análise de resultados é feita após as campanhas e exige a realização de inquéritos de forma a estabelecer uma relação de causa-efeito.É possível acompanhar os resultados fazendo a análise em tempo real.

Resumindo estes dois tipos de marketing, o que distingue o tradicional do digital é que o marketing tradicional tem mais peso e proporciona uma maior credibilidade à empresa. Pelo contrário, o marketing digital possibilita uma maior proximidade para com o cliente e rapidez de resposta.

Será que funcionariam em conjunto? Sim, sem dúvida, visto que acabam por estar associados e complementam-se resultando numa maior vantagem para a empresa a nível de exposição.

Uma empresa que se guie pelo marketing tradicional tem a sua comunicação direcionada para canais como Outdoors e Flyer`s, se adicionar o marketing digital, com as redes sociais e um website, acaba por alcançar um público mais jovem que não “consome” tanto este tipo de canais. Exemplo disso são as campanhas autárquicas que abrangem todos os cidadãos mesmo aqueles que têm menos acesso aos meios digitais.

Com isto, o principal desafio é olhar para a sua própria empresa e perceber qual será a melhor estratégia para atingir os objetivos esperados, como canalizar o investimento de forma a usar melhor ambas as vertentes, apostando mais no digital ou no tradicional tendo em conta os seus públicos-alvo.

Na Naive Marketing ajudamos a entender qual dos caminhos poderá favorecer a sua empresa!

Fale connosco, marque uma reunião para estabelecermos uma estratégia que irá elevar a sua marca a patamares que ainda não atingiu.

Beatriz Carvalho

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *